Skip links

O que é site responsivo?

O que é site responsivo ?

Segundo um dos maiores portais de desenvolvimento web do mundo o w3schools, site responsivo é:

Uso de HTML e CSS para redimensionar, ocultar, encolher ou ampliar automaticamente um site para torná-lo visivelmente bonito em todos os dispositivos (desktops, notebooks, tablets e celulares).

Codificação a parte, um site responsivo significa garantir o funcionamento do site em qualquer tela, seja ela em computador comum, celular ou tablet.

 

site responsivo

 

Em qualquer ambiente, os sites responsivos conseguem executar todas as funções atribuídas a eles, visualização de imagens, exibição de artigos, compras, formulários de contato, compartilhamentos. Todas as funções do site continuam intactas, independente do dispositivo que está acessando o site.

Benefícios do site responsivo:

  • Melhor experiência para o usuário no site
  • Aumento do tempo médio de visita nas páginas
  • Aumenta suas conversões
  • Reduz taxa de rejeição
  • Público-alvo navegando diferentes dispositivos
  • Aumenta a chance do seu conteúdo ser compartilhado

Como construir um site responsivo ?

Por trás dos panos leds, todas as telas, independente do tamanho, são dividas em colunas no mecanismo interno das linguagens de programação para web. E é ai que o desenvolvedor faz mágica cria as funcionalidades, redimensiona as imagens e conteúdos dentro das colunas delimitadas para cada dispositivo.

Um site responsivo deve ser construído por um Web designer profissional que conheça as funções corretas para otimizar o conteúdo sem a necessidade de espremer ou diminuir totalmente os textos e imagens igual vemos incorretamente em alguns sites (particularmente me dá calafrios). Esses sites ou imagens agrupadas em construtores de sites. Não foram desenvolvidos da forma correta, não cumprem com as regras básicas do desenvolvimento web e não cumprem com objetivo do dono do site.

Com a quantidade de empresas e sites disponíveis pipocando na tela a todo momento, ganha quem consegue prender a atenção do usuário da forma mais rápida. No nosso portfólio tem vários exemplos de sites responsivos e que se destacam da concorrência por diversos detalhes relacionados a qualidade e responsividade.

Por fim, os acessos por dispositivos móveis já superam os acessos via desktop em algumas regiões, isso torna obrigatório os sites já serem construídos de forma responsiva ou então ficarão obsoletos. Clique aqui para ver outras funções muito utilizadas para os sites atuais!

Entre na discussão

Return to top of page